Formação em Psicoterapia Integral ou Relacional Corporal - Chiron Centre

 

        Minha formação em psicoterapia Integral se iniciou com o curso no Chiron Centre for Body Psychotherapy, em 1996. O Chiron Centre foi assim chamado inspirado na figura da mitologia grega: Chiron, um centauro, metade homem metade cavalo, conhecido como o "curador ferido" e é  aquele que tem a arte da cura - por isso  considerado como patrono das profissões nessa área.  Chiron se dedicava em ajudar a curar outros, apesar de estar ele próprio ferido no joelho por uma flecha. Simbolicamente representa ele próprio a cura da cisão entre o corpo e a mente, entre o instinto e o espírito, entre o animal e o humano.

          O Chiron Centre se baseou em ensinar e oferecer uma forma de terapia em que terapeutas fossem capazes de ficar em contato com suas próprias feridas e vulnerabilidades como base para entender e estar presentes com ambas: a dor e a potencia daqueles com quem trabalham. 

        A formação em psicoterapia pelo Chiron Centre teve orientação integrativa, holística e humanística. Sua principal orientação, dentro da área corporal, teorética e prática foi uma combinação de três formas de psicoterapia corporal:

  -   Psicologia Biodinâmica - fundada por Gerda Boyesen

 - Analise do Carater Reichiano e neo- Reichianos: bioenergética, vegetoterapia, 'core energetics" e biossíntese. 

 - Psicoterapia Corporal Gestaltiana

       Outras importantes influências que complementavam essa formação foram: Psicologia trans-pessoal, Ideias Junguianas e trabalhos com imagens, Ideias psicanalíticas incluindo teorias clássicas Freudianas assim como Relações de Objeto (Object Relations); como também teorias e modelos integrativos de Ken Wilber e Stephen Johnson. Professores do Chiron Centre, como Michael Soth http://www.soth.co.uk/, Bernd Eiden, Jochen Lude, Shoshi Asheri, Susan Law, Michaela Boening, Roz Carol, assim como outros, também influenciaram com suas pesquisas e singularidades. (Para mais informação sobre todo conteúdo e mudanças ao longo dos anos do Chiron Centre, há o artigo de Michael Soth, no livro "Contemporary Body Psychotherapy: The Chiron Approach", 2009).

       Depois de quatro anos da formação no Chiron Centre continuei ligada ao centro até 2006, atendendo clientes individualmente na sua clínica, recebendo supervisão, e participando de cursos avançados, de curta duração, na área. 

links: http://www.body-psychotherapy.org.uk/; http://www.soth.co.uk